quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

CS-TRB ventos cruzados RW 18

    Uma sequência tirada no dia 12/12/2011. Como podem verificar, a aproximação foi um pouco "mexida" mas a aterragem esteve perto da perfeição.
     Este foi o primeiro dia em que vi a tripulação utilizar os "spoilers" logo após a aterragem, e fiquei triste porque não consegui apanha-los abertos pois no momento em que o avião passou à minha frente eu tinha o zoom no máximo.









9 comentários:

Anónimo disse...

boa!!
:)

David Costa disse...

Boas amigo Bruno.
gostei da sequencia de fotos...
agora permite-me dois ou três pormenores... o Q200 nao tem ''ground spoilers'' só tem os chamados ''roll spoilers'' e que ''trabalham'' automaticamente com o movimento dos ailerons... portanto só ves um spoiler de cada vez... resumindo...se o piloto virar o manche para a direitao ailero da asa direita irá subir juntamente com o roll spoiler da mesma asa e na asa esquerda somente o aileron desce e nada acontece ao spoiler... e vice versa para o outro lado... ha ou havia alguns q200 com ground spoilers poucos julgo que eram de uma força aerea qualquer e operavam em pistas muito curtas e entao usavam os ground spoiler para ajudar a travagem....
Agora passando para os Q400...ai o cenário muda um pouco...mas nao muito... os q400 teem o mesmo sistema de roll spoiler a ajudar a manobra em ''roll'', contudo no touchdown e de forma automatica activam os ground spoilers... para ajudar a travagem... somente para terminar ...os spoilers dos q200 e q400 trabalham de forma automatica associado ao movimento de roll ou touchdown no caso do q400... bem já me estendi um bom bocado... mas quando se gosta do que se fala........eheheh um abraço e continua com as reportagens....

Bruno Costa disse...

Boas David. Obrigado pela explicação tecnica :) Assim sempre vou aprendendo mais umas coisas. Apenas referi a questão dos spoillers porque vi os da asa direita aberta,daí ter presumido que a tripulação os tivessem utilizado para auxiliar na travagem.
abraço

Anónimo disse...

É assim mesmo Bruno!
Em cima do acontecimento :)
Gostei particularmente da 2a e 3a,parece que "o avião" fez de propósito para a foto.
Dá-nos sempre mais!!
Cumprimentos*

SE

Anónimo disse...

É assim mesmo Bruno!
Em cima do acontecimento :)
Gostei particularmente da 2a e 3a,parece que "o avião" fez de propósito para a foto.
Dá-nos sempre mais!!
Cumprimentos*

SE

Bruno Costa disse...

Obrigado

Anónimo disse...

Boa noite Bruno!
Sugiro-te que vas tirar uma fotos à fazenda de sta.cruz (não havia ser das lajes :))quando a avião aterra ou levanta. reparei num lugar quem vai para o Replica club e acho que dalí tens um lugar fantástico mas tens de ir a pé,vai na volta,a Gnr ainda te apanha lá estacionado e apanhas uma multazita :)
Cumprimentos.

SE

Bruno Costa disse...

Boa noite.
Mais uma boa sugestão. :) quando tiver oportunidade irei "investigar" o local, a pé, claro. Multas da GNR é que não. :)
cumprimentos

Anónimo disse...

Bom Natal... e um próspero ano novo